Banda União dos Artistas no You TubeBanda União dos Artistas no Google MapsBanda União dos Artistas no Facebook

Corporação Musical União dos Artistas

A “Corporação Musical União dos Artistas” é uma tradicional Banda de Concerto da cidade de Itu, interior do Estado de São Paulo. Em atividade desde 1912, tem como principal objetivo divulgar a música característica de sua região concebida para o seu tipo de formação instrumental: flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trompas, trombones, bombardinos e baixos; e percussão.

Contando com um repertório que gira em torno de 1000 músicas, a “Banda de Itu”, além das composições locais típicas da cultura paulista, como dobrados, valsas e sambas, dispõe de obras de compositores como Rossini, Verdi e Tchaikovsky, assim como Pixinguinha, Chico Buarque e Noel Rosa, para citar alguns.

Conheça a história da Banda, sua primeira formação, as conquistas e a construção honrosa de sua sede.

Poderá ver fotos históricas, conhecer o atual maestro, além de se inteirar da gratuita “Escola de Música Isaías Belculfiné”.

Ainda terá a oportunidade de estar frequentemente atualizado sobre nossa agenda e de receber nossa programação em seu e-mail. Poderá enviar sugestões e críticas, o que confirmará sua presença prestigiadora em nosso meio.

A Corporação Musical União dos Artistas é uma Entidade Civil, sem fins lucrativos, que sobrevive, única e exclusivamente, da abnegação de seus músicos e simpatizantes. Considerada uma das mais importantes do gênero no país, carrega sobre si quase um século de tradição!

Fotos HistóricasFotosVídeosGravações

História

História A “Corporação Musical União dos Artistas” foi fundada em 16 de junho de 1912 graças à abnegação de alguns músicos liderados por José Maria dos Passos, seu primeiro maestro. Em 1939 foi inaugurada...

Conheça
Regentes

RegentesFrancisco Belculfiné é filho do Maestro Isaías Sparanise Belculfiné (o Maestro Anísio) e de Malvina Rosa Romanatto. Nascido em Itu-SP, no dia 23 de março de 1932, iniciou-se na Corporação Musical União dos Artistas...

Detalhes
Escola Musical

Escola Musical A “Escola de Música Isaías Belculfiné” é a formadora dos componentes da C.M.U.A. (Corporação Musical União dos Artistas). Por suas lições passaram ilustres músicos e maestros que fizeram a história da gloriosa “Banda de Itu”...

Conheça
Depoimentos
Estive na apresentação do dia 26/1/2008 na Pç Padre Miguel. Fui por acaso.
Sugiro que alguem da Banda informe o site itu.com.br sobre os proximos compromissos da Banda. Esse site é super visitado. Sem mais. Parabens para todos, especialmente ao Maestro Chiquito e a cantora Rose. Voces todos são um orgulho para nós ituanos. Abraços.

Álvaro José Sbrissa

Ao encontrar este site, voltei aos tempos de juventude em nossa tão querida Itu, tempos estes que ao recordar, me trazem muita alegria, assim como quando assistia aos concertos da já famosa "Banda União dos Artistas", no coreto da praça Padre Miguel. Fico muito feliz em poder cumprimentá-los mais uma vez. Parabéns sempre!

Benedicta Erani Donati Bovino

A minha família é de Itu, e sou bisneto do Maestro Elias Lobo, e com muita saudade lembro de minha infância na cidade, e da Banda tocando no Coreto. Dessa maneira tenho muita honra de meus antepasssados, e muita saudade da música brilhantemente tocada por "nossa" Banda. Gostaria de receber notícias da corporação.

Carlos Augusto Carneiro de Alvarenga

Quero agradecer a vocês por me proporcionarem uma excelente viagem ao passado e à maravilhosa música de banda. Quero também deixar meu protesto pela falta de divulgação das bandas de música, e gostaria muito que esse trabalho fosse mais valorizado e conhecido pelo povo deste país.

César Figueiredo

Quero parabenizá-los pela iniciativa, pois sou apaixonado por bandas marciais e embora não consiga acessar as musicas, considero de suma importância manter vivo este saudosismo saudável que infelizmente já não existe mais em minha cidade.

José Mattos Alberton

Rolar ao topo